terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Efeito Sanfona



Assim que os depósitos de gordura começam a diminuir, o cérebro reage como se a sobrevivência estivesse ameaçada. Nessa reação, ele restringe a energia gasta em repouso, isto e, reduz ao mínimo a energia de que o organismo precisa para funcionar.


Alem de economizar energia, o organismo modifica o metabolismo: dificulta a queima e facilita a formação de gordura. E, para completar, dispara o mecanismo da fome.


Quando você inicia uma dieta que corta de um dia para o outro o numero de calorias ingeridas, esse mecanismo e colocado em ação: seu corpo fica mais econômico (consome menos energia em repouso), faz de tudo preservar o tecido gorduroso - e a fome aumenta.


Se você cortar pela metade o numero de calorias, seu peso diminuirá obrigatoriamente. Mas quanto mais peso você perder, mais eficiente se tornara o corpo no aproveitamento de cada caloria ingerida.


Por isso, toda dieta que corta abruptamente o numero de calorias provoca queda imediata de peso. Mas depois de algumas semanas, fica muito difícil continuar emagrecendo.


E o que acontece?


Um dia você perde a motivação e começa a comer um pouco mais. Essas calorias extras vão ser absorvidas por um corpo que reduziu suas necessidades calóricas ao mínimo e esta para repor as reservas do tecido adiposo.


Resultado: em pouco tempo você volta ao peso de antes. Se não tomar cuidado, chega a ultrapassá-lo. E o efeito sanfona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário