quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

24 dicas para emagrecer com saúde


1- Evite tomar líquidos durante as refeições. Prefira consumir as bebidas uma hora e meia após o termino do almoço ou jantar, pois durante o processo de digestão e bom que o suco gástrico se mantenha acido. Tem mais: com a associação do liquido a refeição, mastigamos menos e, assim, prejudicamos a digestão e a absorção de nutrientes.


2- Mude seus hábitos alimentares privilegiando frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Reduza o consumo de gorduras para alterar a origem das calorias ingeridas. Assim, vai melhorar a qualidade da dieta.


3- Não continue a mesa depois da refeição

Melhor conversar na sala ou em outro local qualquer, sem tentações a vista. Beliscar uma batata frita a mais aqui, um bolinho a mais ali acaba fazendo com que você consuma uma quantidade extra de calorias muito grande, mesmo já estando satisfeita com o almoço ou jantar.


4-Para emagrecer mais rápido,

E fundamental fazer atividade física. Antes de começar, porem, consulte um medico para ver como esta sua saúde. Ele poderá dar recomendações especiais ou sugerir exercícios específicos para o seu caso.


5-Preste atenção aos efeitos do leite em seu organismo. A bebida e seus derivados, incluindo os queijos, provocam alergias alimentares em muitas pessoas. Alem isso, podem aumentar a presença no intestino de uma flora bacteriana patogênica, prejudicial ao organismo, alem de gases e muco no tubo digestivo.


6- Pratique exercícios que estimulem sua circulação. Alem de beneficiar o sistema cardiovascular, eles reduzem a formação de gorduras localizadas. As atividades aeróbicas, como corrida e bicicleta, cumprem bem essa função.


7- Evite a chamada alimentação automática, que consiste em comer sem necessidade, só porque os outros estão comendo ou porque esta no horário. Só se alimente se você estiver realmente com fome. Mas faca uma exceção: a cada três horas, procure comer uma fruta diferente, mesmo sem estar com vontade. Isso ajuda a controlar a fome.


8-Mantenha os alimentos

Que engordam muito fora da sua visão e, de preferência, também de eu alcance principalmente durante o almoço ou jantar. Outro momento critico e o final da tarde, hora dos beliscos.


9- Se você precisa perder peso, evite qualquer tipo de bebida alcoólica. Alem de serem bastante calóricas, elas geralmente acabam levando ao consumo de tira-gostos excessivamente gordurosos, como frituras e amendoins. Sem contar que o álcool abre o apetite, fazendo com que você coma mais também na próxima refeição.


10-Ao praticar atividade física, faca os exercícios devagar para não cometer erros de postura nem provocar leões musculares. E uma ilusão acreditar que fazer ginástica mais rápido aumenta a queima de gordura.


11-Evite bebidas gasosas (incluindo cerveja e chope), pois elas dilatam o estomago. E lembre-se de que o álcool e uma fonte de ‘’calorias vazias’’, que não contem nutrientes interessantes para o corpo, mas engordam. Alem disso, ele pode irritar a mucosa intestinal, que e responsável pela absorção de praticamente todos os nutrientes.


12-Não persiga metas impossíveis

O peso ideal e aquele que você consegue atingir e manter de forma saudável e sem passar fome. Querer emagrecer só pra ficar que nem aquela atriz que você vê na novela pode causar muito sofrimento e frustração.


Boa nutrição e ginástica: essa combinação emagrece!


Só controlar o que se come não resolve. A atividade física acelera o processo e melhora a saúde.


13- Pratique atividades físicas informais, como parar o carro em uma vaga mais distante, usar mais as escadas, em vez de elevadores e escadas rolantes, levar o cachorro para passear. Outra mudança simples que também aumenta o gasto calórico e ‘’esconder’’ o controle remoto da TV, do vídeo ou do DVD, isso a obrigara a andar mais.


14-Evite refrigerante, mesmo os Diet. Prefira sucos naturais, de polpa ou água-de-coco, que contem nutrientes. E lembre-se:para ficar hidratado, o organismo precisa de 3 litros de água ao dia.


15-Não fique longos períodos sem se alimentar,

Pois isso reduz muito o índice de açúcar no sangue e faz o cérebro acionar o mecanismo da fome. Na próxima refeição, você acaba comendo muito mais que o necessário. Consumir uma fruta a cada três horas ajuda a manter a glicose sanguínea em níveis mais estáveis.


16-Um bom truque para emagrecer e tomar um ou dois copos de água na hora em que a fome surgir e esperar 15 minutos para se alimentar. O estomago cheio engana o cérebro, que acaba reduzindo ou eliminando a fome.


17-Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação,

Ingerindo bastante verduras, legumes e frutas, pois as fibras regulam o funcionamento intestinal. Esses alimentos proporcionam uma fermentação favorável às boas bactérias intestinais, trazem saciedade e, geralmente, são fontes de vitaminas e minerai reguladores do metabolismo.


18-Nada mais chato que a rotina.

No processo de emagrecimento, varie o cardápio. Ficar comendo a mesma coisa todos os dias acaba atiçando o desejo de ‘’pular a cerca’’ da dieta, fugindo da alimentação saudável.


19-Coma devagar e mastigue bem a comida, pois a mensagem de saciedade demora 10 minutos para chegar ao cérebro. Nas pessoas com excesso de peso, esse tempo e ainda maior. Inicie a refeição sempre com um prato de salada bem colorido e só leve outra porção à boca quando já tiver engolido totalmente a anterior.


20-Para evitar o habito de beliscar,

Não armazene em casa biscoitos, bolos, doces e chocolates. Uma boa dica nesse sentido e nunca fazer supermercado com o estomago vazio. Com fome, você acaba comprando alimentos mais calóricos.


21-Restrinja ou corte totalmente a ingestão de alimentos enlatados, embutidos, frios, queijos forte, temperos prontos e salgadinhos. Esses alimentos contem muitos aditivos que irritam a mucosa do intestino (local em que ocorre a absorção dos nutrientes), dificultando a eliminação de líquidos do corpo e causando inchaço.


22-Não coma assistindo televisão,

Isso faz com que você se distraia e acabe ingerindo os alimentos sem perceber e ate mesmo sem estar mais com fome. O momento da refeição deve ser levado muito a serio - e hora de dar nutrientes ao corpo.


23-Pratique esportes com roupas leves e confortáveis. Usar manga comprida ou calcas compridas em dias quentes para suar mais não fará você emagrecer, mas simplesmente perder água. O peso pode ate diminuir mas no final você continuara coma mesma quantidade de gordura e ainda por cima correra o riso de ficar desidratada.


24-Estabeleça objetivos realistas

Para o seu emagrecimento. Evite a pressa. Toda mudança de peso deve ser lenta e continua, mesmo porque os quilos a mais não surgiram de uma semana para outra.

2 comentários:

  1. Oi meu nome é Laís e tenho 14 anos, eu estava procurando dicas de como ter mais facilidade nessa coisa de emagrecer e acabei achando o seu blog, suas dicas são fantásticas e eu as ador, porém não consigo segui-las pelo simples fato de não ter coragem ou simplesmente não resistir a comida, eu odeio isso, odeio o fato de ter um corpo composto por gorduras, odeio não poder usar certas roupas pois minhas gorduras ficam completamente amostra, odeio abrir o meu tumblr e ver inúmeras fotos de garotas magras que ficam lindas em fotos, odeio muito isso e o pior é que eu não consigo mudar, eu simplesmente acabo me deixando levar pela tentação da comida, as vezes nem estou com fome, mas alguém chega com uma pizza por exemplo e eu sempre sou a primeira a atacar e isso me faz triste, eu me sinto ridícula e idiota depois que como, observo meu prato vazio e minha barriga saliente, e é como se tudo fosse uma droga. Veja pelo meu ponto de vista, eu não tenho controle de mim mesma, e admito que essa é a pior parte, sou estupida ao ponto de não obter controle pelo meu próprio corpo ou por minha própria vontade de comer, me sinto menosprezada, vejo as garotas magras e bonitas lá da escola com muito amigos, muitos seguidores no instagram e talz, e eu quase não tenho com quem conversar, pode até soar ridículo mas eu não queria só uma ajuda, queria também uma amiga que me ajudasse. Eu iria ficar muito muito tipo muito feliz se você me ajudasse, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oii, Laís! Eu não utilizava mais esse blog, mas vim ver os comentários e acabei encontrando o seu! Bom, é claro que te ajudo! Hoje eu tenho um insta para auxiliar em diversas questões sobre transtornos alimentares, depressão, ansiedade, automutilação e outros. Eu peço desculpa por não ter visto o seu comentário antes, mesmo depois de ter comentado alguns anos depois! Mas quero te dizer que você não está sozinha e que o nosso Papai a ama muitão!!! Vou deixar aqui o insta que comentei, caso veja essa mensagem me dá um sinal, está bem?

    @alemdas_palavras

    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir